A Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte implantou nesta terça-feira (14), o Projeto “Escambo Literário”, que tem como objetivo incentivar a leitura para construção do conhecimento e do hábito de compartilhar novos saberes, através da doação e troca de livros, da promoção de saraus e outras atividades literárias, envolvendo todos que integram o Poder Judiciário.
Durante a apresentação do projeto, a desembargadora Zeneide Bezerra, diretora da Esmarn, destacou a importância da leitura, da escrita dentro do ambiente de uma Escolada e a partir daí, convidou todos a se envolverem com a causa “se cada um doar um ou mais livros que já tenha lido, e escolher outro para ler, criamos uma rede de leitura, enriquecemos nosso repertório literário e possibilitamos a quem está ao nosso lado o acesso a uma diversidade de livros e novos aprendizados. Isso também é promover educação” , enfatizou.
Não menos entusiasmada, a servidora Ana Claudia, chefe da Biblioteca da Esmarn parabenizou a iniciativa que já vem sendo abraçada pelo setor com a divulgação semanal, por meio das redes sociais da Escola, das dicas de leitura.
Envolvidos no clima de compartilhar suas experiências de produção literária, o servidor Humberto Paiva declamou um poema de sua autoria, em homenagem ao Projeto Juazeiros da Justiça, que faz parte do Circuito Esmarn 2023. Com este mesmo sentimento, a servidora Francineide Damasceno, idealizadora do Escambo Literário, ressaltou a importância do abraço coletivo ao hábito da leitura, assim como bem retrata a logomarca do projeto, “o escambo facilita o acesso a novas obras, autores, gêneros e, portanto novas experiências no mundo da leitura”, concluiu Francineide, que ao final do evento, declamou o poema de sua autoria e da jornalista Glacia Marillac, criado para o Juazeiros da Justiça, mais um projeto da atual gestão que visa estimular as ações socioambientas por meio do plantio de pés de juazeiros nas comarcas do interior, por onde passa o Circuito Esmarn 2023, promovendo a capacitação de magistrados e servidores através de cursos, palestras motivacionais e vivências.
O Escambo Literário está sendo levado para todas as comarcas e unidades que tenham interesse em se unir ao projeto, basta fixar um ponto de coleta e depósito das obras com afixação de um cartaz entregue pela Esmarn. O acesso é liberado para toda a comunidade, e o Projeto prevê além da troca de livros, outras ações como saraus, rodas de leitura, entre outras.