Formação continuada

 

O Programa Desenvolver foi implantado em 2003, com objetivo de capacitar os servidores do Poder Judiciário do RN, preparando-os para o desempenho de suas atribuições em consonância com a missão da Esmarn, incentivando-os ao desenvolvimento pessoal e profissional.

A premissa do Programa é contribuir de forma efetiva e continuada para a qualificação e o aperfeiçoamento técnico e humano dos servidores, com vistas ao alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário do RN, nos termos da Resolução CNJ nº 192/2014.

Além disso, as ações pedagógicas visam à qualificação, atualização e treinamento de servidores e estagiários do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao bom desempenho das atividades inerentes aos cargos e atribuições que desempenham.

Confira os cursos de 2019:

 

Data de realização: 24 de maio de 2019.

Descrição: Aprimorar a formação do servidor na técnica da para a compreensão do novo paradigma dialógico e cooperativa no âmbito do direito processual civil, de modo a permitir o aprimoramento de suas competências e habilidades para o melhor assessoramento de magistrados no desempenho de suas atribuições jurisdicionais.

Inscrições: As inscrições serão realizadas, no período de 30 de abril a 14 de maio de 2019, exclusivamente por meio do link http://ead.esmarn.tjrn.jus.br/course/index.php?categoryid=2, no qual o servidor fará o cadastro no Moodle (opção “criar uma conta”) e, após, deve proceder à inscrição no curso. Os servidores que já possuem cadastro nesse ambiente virtual de aprendizagem precisam apenas digitar os respectivos login e senha (opção “acessar”) e, em seguida, fazer a inscrição.

Atualização Jurisprudencial Cível

Data de realização: 21 de maio de 2019.

Descrição: Expor temática atual em termos de jurisprudência civil no âmbito do país e permitir uma atualização sistemática dos servidores, atentando-se para peculiaridades na seara do Direito Civil, Família, Registro Público e em temas da Fazenda Pública, de maneira que o(a) aluno(a), ao final da formação, seja capaz de se aperfeiçoar as suas atividades em prol da melhor prestação jurisdicional.

Inscrições: As inscrições serão realizadas, no período de 24 de abril a 8 de maio de 2019, exclusivamente por meio do link http://ead.esmarn.tjrn.jus.br/course/index.php?categoryid=2, no qual o servidor fará o cadastro no Moodle (opção “criar uma conta”) e, após, deve proceder à inscrição no curso. Os servidores que já possuem cadastro nesse ambiente virtual de aprendizagem precisam apenas digitar os respectivos login e senha (opção “acessar”) e, em seguida, fazer a inscrição.

Inscrições encerradas!

Atualização Jurisprudencial Penal

Data de realização: 20 de maio de 2019.

Descrição: Conhecer as ferramentas digitais que possibilitem uma constante atualização em matéria de jurisprudência penal, quer para aplicá-la ao caso concreto, quer para apresentar novas teses com base em argumentos jurídicos que desconstruam o que anteriormente foi decidido.

Inscrições: As inscrições serão realizadas, no período de 24 de abril a 8 de maio de 2019, exclusivamente por meio do link http://ead.esmarn.tjrn.jus.br/course/index.php?categoryid=2, no qual o servidor fará o cadastro no Moodle (opção “criar uma conta”) e, após, deve proceder à inscrição no curso. Os servidores que já possuem cadastro nesse ambiente virtual de aprendizagem precisam apenas digitar os respectivos login e senha (opção “acessar”) e, em seguida, fazer a inscrição.

Inscrições encerradas!

Técnicas de Sentença Cível

Data de realização: 6 de maio de 2019.

Descrição: O objetivo do curso é aprimorar o servidor na técnica da elaboração de minutas de sentenças cíveis, permitindo um auxílio mais adequado e efetivo ao magistrado no desempenho da sua tarefa.

Inscrições: As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do link http://ead.esmarn.tjrn.jus.br/course/index.php?categoryid=2,  no qual o servidor fará o cadastro no Moodle (opção “criar uma conta”) e, após, deve proceder à inscrição no curso. Os servidores que já possuem cadastro nesse ambiente virtual de aprendizagem precisam apenas digitar os respectivos login e senha (opção “acessar”) e, em seguida, fazer a inscrição.

Inscrições encerradas!

Uma Abordagem Sistêmica do Atendimento

Data de realização: 23 de abril de 2019.

Descrição: O objetivo da formação é bases teóricas sobre o novo modelo de gestão sistêmico alinhado às diretrizes institucionais na prestação de serviço, bem como, ofertar ferramentas de trabalho acessíveis e propícias ao atendimento.

Inscrições encerradas!

Justiça Restaurativa e Sistema Multiportas de Soluções de Conflitos

Data de realização: 16 de abril de 2019.

Descrição: O objetivo da formação é trazer ao servidor a compreensão e a capacidade de buscar novos métodos para a gestão do conflito, pensando criticamente sobre modelo vigente e hegemônico, além de aprimorar a atividade jurídica, a partir da mudança do paradigma na jurisdição penal, e inovar o modelo de resolução de conflitos.

Inscrições encerradas!

Gestão Documental: normas e prática

Data de realização: 20 e 21 de março de 2019.

Descrição: O objetivo do curso é prover os servidores de orientações específicas acerca do Processo de Gestão Documental, Organização de Arquivo e da aplicação das Tabelas de Temporalidade de Processos Judiciais e Documentos Administrativos, bem como de outros instrumentos auxiliares, como parte integrante do Programa de Gestão Documental instituído pela Resolução nº 20/TJ (11.07.2018).

Inscrições encerradas!

Dosimetria da Pena: teoria e prática

Data de realização: 18 de março de 2019.

Descrição: O objetivo da formação é possibilitar a compreensão das questões relacionadas à aplicação da pena, reconhecendo a importância e a complexidade da temática, capacitando os servidores na questão da dosimetria da pena.

Inscrições encerradas!

Inteligência Artificial e Inovações Tecnológicas Aplicadas ao Direito

Data de realização: 11 de março de 2019.

Descrição: O curso apresenta soluções tecnológicas para as demandas inerentes aos ambientes de inovação jurídica, além de estimular a reflexão acerca das novas formas de operacionalizar o conhecimento sobre as potencialidades do uso da inteligência artificial. Ao final, o aluno será capaz de compreender como a inteligência artificial pode ajudar a garantir a prestação jurisdicional célere e juridicamente coesa.

Inscrições encerradas!

Utilização do Sistema de Pagamentos de Requisição de Pequenos Valores (SISPAG-RPV)

Data de realização: 28 de janeiro de 2019.

Descrição: O objetivo principal do curso é apresentar o sistema SISPAG-RPV, mostrando aspectos da segurança; menus e funcionalidades aos cálculos de pequenos valores; expedição de ofícios e de alvarás; informação e controle de pagamentos; e do acompanhamento, controle e cadastro de processos. Com isso, os profissionais poderão aplicar o procedimento de pagamento das obrigações de pequeno valor da Fazenda Pública, além de elaborar cálculos de atualização de dívidas da Fazenda e de RPV’s vencidas.

Inscrições encerradas!